Consórcio vale a pena?

Nas últimas décadas, o consórcio surgiu como uma alternativa para aqueles que buscam adquirir bens de valores mais altos, como imóveis, carros, equipamentos e, até mesmo, cirurgias plásticas.

Criado em 1960 no Brasil, os consórcios conseguem fugir dos altos juros dos bancos e garantir uma maneira mais viável de negócio.

Além disso, com um crédito arrecadado de mais de R$ 121,5 bilhões e mais de 7 milhões de consorciados no país, muitas pessoas ainda têm dúvidas se o consórcio vale a pena.

Pensando nisso, reunimos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o tema e se esta é a melhor opção para você.

Boa leitura!

O que é o consórcio?

O consórcio, nada mais é, que uma modalidade de aquisição, que se baseia na união de pessoas que possuem o objetivo de adquirir um bem ou algum serviço.

Assim, todos os meses são feitas contribuições pelos integrantes de um determinado valor, construindo uma poupança comum a todos.

O dinheiro garante a carta de crédito a cada um deles, o que viabiliza a compra do bem desejado. Aliás, até o final do processo, todos os membros participantes do consórcio são contemplados.

Por não haver incidência de juros, é possível realizar prestações mensais que cabem no seu bolso!

Como o consórcio funciona?

A formação do fundo que permite a compra do bem ou serviço de interesse é feita através do pagamento de parcelas mensais, realizado pelos membros do consórcio. O número de cotas e o prazo são estabelecidos previamente.

O valor do bem é parcelado na duração do consórcio e cada participante paga uma fração dele.

A cada mês, é feito pela administradora o sorteio de parte dos fundos para um ou mais participantes adquirirem o item de interesse.

Para garantir sua participação no grupo do consórcio é necessário realizar a assinatura do contrato de participação, que contém todas regras, prazos, itens, números de cotas, taxas, periodicidade do pagamento e etc.

Para quem ele é indicado?

Não existe um perfil ideal para realizar um consórcio, todavia, algumas considerações devem ser levadas em conta, como, por exemplo, não ter urgência na aquisição do bem, uma vez que não existe uma data exata para que você seja o sorteado. (Existe possibilidade de ofertar o lance também…sendo assim o participante poderá ser contemplado por sorteio ou por lance)

Logo, o consórcio é uma ótima opção para aqueles que não tem necessidade imediata de aquisição do bem e, também, para aqueles que têm dificuldade de poupar dinheiro sozinhos.

Por criar um compromisso com o participante, torna-se mais fácil realizar o investimento todos os meses, de maneira planejada e sem pagar juros.

Quais os benefícios do consórcio?

O consórcio é capaz de oferecer uma infinidade de vantagens aos membros participantes. Além de ser uma alternativa mais barata ao financiamento, também permite um melhor planejamento. Veja alguns benefícios do consórcio:

É capaz de auxiliar a poupar dinheiro e manter a disciplina financeira

Pessoas que possuem certa dificuldade em poupar espontaneamente o valor necessário ou aquelas que não têm o dinheiro para pagamento à vista são as mais beneficiadas pelo consórcio.

Isso porque, ao se tornar um cotista, você assume o compromisso de depositar o valor mensal acordado, podendo se planejar ao longo desses meses.

Além disso, não há necessidade de passar por um financiamento, evitando possíveis endividamentos.

Não há juros

Ao contrário dos financiamentos, as parcelas dos consórcios não possuem juros. Por se tratar de uma poupança em conjunto, o dinheiro acumulado ao longo dos meses é para a geração da carta de crédito.

Não precisa pagar entradas

No consórcio, é feito o pagamento apenas das parcelas acordadas, sem a necessidade de um valor de entrada – geralmente altos em imóveis, por exemplo.

Dessa forma, o consórcio se torna uma excelente alternativa para aqueles que não possuem esse dinheiro de entrada de maneira imediata.

Flexibilidade

Por ser um modelo de negócio que permite a cada investidor um prazo de pagamento adequado a sua realidade, o consórcio traz maior flexibilidade para o participante.

Os detalhes do pagamento podem ser ajustados aos participantes de forma que fique viável para todos.

Poder de antecipação da compra

Caso tenha algum dinheiro extra ao longo do consórcio, você pode antecipar a sua compra.

Além dos sorteios feitos periodicamente, as reuniões entre os consorciados permitem que sejam feitos lances para receber a carta de crédito antes do planejado.

Menos burocracia

Para participar do consórcio também é preciso atender a certos pré-requisitos básicos. Mas, ainda assim, a burocracia é menor que as solicitadas em financiamentos tradicionais.

Desse modo, após a confirmação dos documentos necessários e da análise de crédito, ocorre a liberação ao cliente.

Afinal, o consórcio vale a pena?

Agora que já foi esclarecido o que é um consórcio, como ele funciona e quais os seus benefícios, você ainda pode estar se perguntando se ele realmente vale a pena, não é?

Bom, para te ajudar a encontrar essa resposta, procure analisar sua condição financeira e verificar se você se enquadra em algum desses casos:

  • Não possui o dinheiro em mãos para pagamento à vista;
  • Não tem urgência para a aquisição do bem ou a utilização do serviço pretendido,
  • Não possui disciplina financeira necessária para compromissos com aplicações mensais.

Diante dessas situações e junto a ausência total de juros oferecidas pelo consórcio, ele se torna uma opção extremamente viável financeiramente para aqueles que buscam realizar seus sonhos, mas não tem a quantidade de dinheiro disponível prontamente, sendo, portanto, um grande facilitador.

E aí, depois da leitura deste artigo, você já descobriu se o consórcio vale a pena?

Se restou dúvidas, acesse o nosso blog e confira conteúdos exclusivos, além de informações riquíssimas acerca do assunto para ajudar na sua tomada de decisões.

Além disso, conte com a ajuda de nossos especialistas para esclarecimentos acerca dessa modalidade! Podemos te ajudar!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Posts Recentes

Aluguel sem Fiador

Como alugar sem fiador?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é possível alugar um imóvel sem fiador. Tendo em vista a dificuldade de encontrar um fiador para fechar

Leia mais »

Filtros

Pesquisa

Sobre a DNA

A DNA GROUP foi criada e desenvolvida por profissionais com vasta experiência no mercado segurador, atuando há mais de 20 anos em grandes companhias de seguros.
Precisa de ajuda?